quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

SITUAÇÃO INACEITÁVEL VIVIDA POR MILHARES DE CLIENTES DE TOCONLINE

Em função da situação vivida por milhares de profissionais de contabilidade e por muitos dos seus clientes, a propósito da disrupção ou quebra do software comercializado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) através do produto por si promovido, o TOCONLINE, entendem os Fabricantes de Software de Gestão Lesados, fazer o seguinte comunicado. 


1. Não é uma qualquer empresa de software que está a promover um problema com esta dimensão. É uma Ordem Profissional que entendeu que devia substituir-se aos fabricantes de software, porque oferecia o melhor produto ao melhor preço, num ambiente não concorrencial, gerando em simultâneo uma receita para os seus cofres que lhe permitiria equilibrar as suas contas.


2. Se o problema junto de milhares de empresas estivesse a ser gerado por um qualquer fabricante, a problemática estaria por si enquadrada no âmbito concorrencial próprio de qualquer setor de atividade. Mas não, é uma Ordem Profissional, que representa o Estado na defesa dos interesses de uma classe profissional tão importante, que está a criar problemas a, anuncia-se, eventuais sessenta mil empresas. O problema é tão grave, a falta de responsáveis e estruturas diretivas é tão evidente, que exige a intervenção frequente, em âmbito de suporte à solução, da própria responsável máxima da OCC.

3. As empresas fabricantes têm sido contactadas por clientes partilhados com o TOCONLINE, contabilistas certificados e regra geral detentores de um escritório prestador de serviços de contabilidade, tendo em vista a procura de eventual auxílio para uma situação de caos vivida há cerca de quinze dias a esta data, com a quebra do acesso ao TOCONLINE, desde o dia 20 de Novembro até à presente data.

4. Muitas dessas entidades têm feito questão de enviar cópia das conversas existentes no âmbito de um Fórum de Discussão à volta do TOCONLINE. O que aí vem descrito é algo surrealista, um problema com uma dimensão que não conseguimos encontrar nos anais da história de mais de trinta anos de informática de gestão.

5. O gigantesco problema que a OCC está a gerar, enquanto fabricante de software que um dia entendeu ser, a todos os incautos associados que entenderam acreditar nas benesses de uma estratégia que lhes colocou pela frente um produto praticamente sem preço e que visava suportar uma gigantesca responsabilidade, foi previsto e anunciado pelos fabricantes que se entenderam juntar há dois anos atrás para lutarem pelos seus direitos. A luta é de âmbito jurídico, mas as consequências das opções da OCC, opções que se mantiveram com a direção recentemente empossada, resultaram infelizmente num problema real e sentido por milhares de pessoas. Que vêm o seu trabalho e a sua imagem profissional afetada.

6. O desagrado generalizado de milhares de clientes e utilizadores do TOCONLINE, vai contribuir para uma imagem negativa de milhares de profissionais relativamente ao setor, prejudicando em termos económicos, mais do que seria expectável, o setor. Alguns dos fabricantes já o estão a sentir, ouvindo ao telefone por parte dos queixosos, expressões muito depreciativas e que metem num mesmo saco, fabricantes e OCC – “ … vocês são todos ….”. É lamentável.

7. Um dia alguém responsável na OCC acreditou que podia entregar soluções cloud para servir milhares de associados e seus clientes, a um punhado de três ou quatro jovens empreendedores. Esse alguém insultou e denegriu publicamente a imagem de todos os fabricantes, seguramente mais de duzentos em Portugal. Esse alguém acreditou que essas soluções seriam para pequenos contabilistas, microempresas sem dimensão e a quem satisfaria um software muito simples e de baixo custo a correr na cloud. O que não foi previsto, porque só o seria por quem percebesse do assunto, é que a maior responsabilidade e o maior investimento para o desenvolvimento de soluções cloud based, está na gestão das infraestruturas e não nas funcionalidades de contabilidade ou de faturação em si. E que essa responsabilidade exige investimentos muito avultados, em especial para quem se propõe servir dezenas ou centenas de milhar de pessoas com as suas soluções. Mais, servir esses milhares de pessoas, não para lhes oferecer um jogo ou uma paciência, mas para os ajudar a gerir informação de primordial importância. Em função de tudo o que se pode ler no âmbito da gestão do problema, só por mero acaso não desaparecem ou desaparecerão os dados de dezenas de milhares de empresas.

8. Os fabricantes, em especial aqueles que há mais tempo defendem em Portugal a qualidade do software desenvolvido no nosso país, lamentam toda esta situação e desejam a rápida resolução dos problemas que têm causado tanta entropia num mercado que é altamente partilhado entre todos e agora também pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Em termos futuros, alerta-se todo o ecossistema TOCONLINE, composto por dezenas de milhares de empresas, que esse produto não tem neste momento proprietário definido, sendo muito provável que as partes interessadas tenham amanhã que litigar tendo em vista o esclarecimento de quem é afinal o software que suporta milhares de organizações. Sem proprietário, dificilmente aparecerão os responsáveis pelos problemas. 9. Em função do caos gerado, os fabricantes irão solicitar com caráter de urgência uma reunião com o Secretário de Estado que tutela a OCC com o objetivo de pedir a sua mediação para a solução de um problema que, a não ser solucionado, muitos problemas acarretará no futuro para os profissionais da contabilidade e para o Estado, um dos destinatários do trabalho desenvolvido pelos profissionais da contabilidade.

10. Em função desta prova que hoje se faz sobre as más opções da OCC, os Fabricantes de Software Lesados reiteram à direção da OCC, liderada pela Senhora Dra. Paulo Franco, Bastonária, que arrepie caminho nas intenções da Ordem relativamente ao software TOCONLINE, encontrando uma solução que na prática signifique a passagem definitiva do produto para o setor privado, de onde nunca deveria ter saído. 

A Comissão de Acompanhamento dos Fabricantes de Software de Gestão Lesados 

06 de dezembro de 2018.

PRIMAVERA, PHC, ARTSOFT, CENTRALGEST, ETICADATA, OLISOFT, PROTOTIPO e MOLONI